Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Música para todos os lados

Centro Volvo Ambiental realizou a “I Semana Cultural da Música”.

Entre os dias 30 de junho e 5 de julho os sons dos instrumentos ecoaram numa grande sinfonia pelo Centro Volvo Ambiental (CVA). Foram seis dias de atividades que contaram com workshops e integração com diferentes profissionais da área. De acordo com a musicista e coordenadora do evento, Andrea Carina Mengarda, o objetivo da Semana foi promover a motivação e novos conhecimentos  nos alunos. “Motivação de estudo e participação efetiva nas aulas individuais. Além disso, estar em um intensivo musical promove amizade, novos conhecimentos culturais, respeito, cidadania, colaboração e novas habilidades musicais”, afirma.

A atividade contou com a participação de alunos e professores do CVA, artistas convidados e amantes da música residentes na comunidade, em bairros de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana. O jovem violoncelista Lucas da Paz, 17 anos, residente em Colombo, enfrentou quatro horas diárias no transporte coletivo para participar da Semana Cultural da Música. “Ela me abriu novos horizontes, me identifiquei com cada um dos músicos convidados, pois a música é universal. Gostei bastante das palestras, todos foram fantásticos”, conta o jovem que viu sua vida transformada após se encantar com a primeira arte. “Amo a música, vivo música, ela é tudo para mim”, finaliza.Um dos músicos convidados para se apresentar e palestrar durante a Semana foi o premiado cantor e saxofonista Sérgio Rocha.

Assim como muitos participantes da atividade, ele era apaixonado pela música desde criança. “Fui crescendo e meus sonhos de ser cantor e saxofonista cresciam comigo”, afirma.  “Depois de três décadas na área, sinto-me feliz e motivado por não ter desistido desse sonho e ainda participar da realização de sonhos de outras pessoas que também amam música”, revela. Além de encantar a plateia com sua afinação, falou sobre o mercado de trabalho para os novos musicistas. “O mercado é amplo e está em alta devido ao aumento no setor de eventos”, conta. Para ele, a dica é buscar se aperfeiçoar sempre, estabelecer uma boa rede de contatos e aproveitar eventos e projetos como esse.

Após uma semana de intensa formação, no último dia, os  participantes  fizeram uma apresentação no Auditório Brasílio Itiberê.Com o espaço lotado por familiares orgulhosos, mais de 54 crianças e adolescentes fizeram audições em grupo e solo, tocando canções de compositores consagrados mundialmente como Johann Sebastian Bach e Antonín Leopold Dvořák, além de grandes nomes da música popular brasileira como Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

 

 

Voltar